Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Reunião de Revistas de maio tem excelente discussão sobre lesão de menismo em rampa e LCA

Mais uma Reunião de Revistas do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas com excelente participação de fisioterapeutas e ortopedistas. Ontem, o Grupo contou com aula do Dr. Vitor Barion de Pádua, do Hospital Universitário de Marília e Clínica Prof. Dr. Hilario Maldonado e diretor da CET/SBCJ, que compartilhou sua experiência sobre “Lesão do menisco em Rampa”.

Dr. Barion abriu a aula apresentando um caso e explicou como aborda a lesão do menisco em rampa, ressaltando que não demora mais do que 3 a 4 minutos durante uma reconstrução do LCA para verificar se o paciente apresenta esse tipo de lesão. Num estudo de 824 casos de LCA entre 2014 e 2020, incluindo pacientes seus e do colega Dr. Sérgio Canuto (AL), constaram incidência de 10,6% de lesão em rampa.

Na aula de reabilitação, Dr. Rodrigo Vasconcelos, fisioterapeuta do Instituto Wilson Mello/Physio&Science, fez uma ampla abordagem da reabilitação do LCA - de onde viemos? Como estamos? Para onde vamos? E um ponto importante abordado foi a questão do retorno ao esporte, que no passado eram 12 meses, depois passou para 6 meses e agora 9 meses.

Sobre o futuro, a tecnologia pode levar a novas mudanças de paradigmas, a partir de cirurgias robóticas, algoritmos para inteligência artificial, etc. Na discussão do artigo do mês, o R4 da PUC-Campinas Dr. Antônio Baldon fez a apresentação do artigo: “Patellar Fractures After the Harvestof a Quadriceps Tendon Autograft With a Bone Block”.

O Grupo do Joelho agradece aos participantes e palestrantes e contamos com todos para a reunião de junho.

Wilson Mello – Presidente do GEJC

José Francisco Nunes – Vice-presidente do GEJC

Gustavo Campos – coordenador da reunião


Veja Mais

16º Curso de Cirurgia do Joelho: sucesso em Campinas

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso