Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

logo

ATJ foi o tema de discussão da Reunião Científica

Um panorama histórico foi apresentado pelo Prof. Dr. José Ricardo Pécora sobre a “Experiência do IOT-HC-FMUSP na Artroplastia do Joelho”, mostrando toda a evolução da ATJ desde o início até o momento atual.

Dr. Pécora, que já foi presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e é Livre-Docente pela Faculdade de Medicina da USP e Diretor Científico do Grupo de Joelho da USP, dividiu sua experiência com os colegas de Campinas, falando também das novas perspectivas de seu grupo, como os estudos para melhorar o diagnóstico de infecção de prótese de joelho.

A Reunião do Grupo do Joelho desta terça-feira, 15/08, discutiu ainda dois artigos. O primeiro foi apresentado pela Dra. Susana Ferreira dos Santos Silva, R4 da PUC-Campinas, que avaliou as expectativas dos pacientes submetidos à ATJ e como isso pode interferir no resultado da cirurgia.

E o fisioterapeuta Dr. Rafael Tambascia, do Instituto Wilson Mello//CineticsPhysio, apresentou uma revisão sistemática e meta-análise mostrando que o exercício pré-operatório tem um efeito modesto na dor, função, qualidade de vida e complicações pós-operatórias.

O GEJC agradece a presença de todos os colegas e em setembro está de volta, excepcionalmente na última terça-feira do mês, dia 26.