Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Última Reunião Científica destaca cirurgia robótica com aula do Dr. Luzo

Encerramos nossa programação de 2022 com duas aulas ontem, 25/10, num evento de alto nível que contou com a participação do Prof. Dr. Marcus Vinícius Malheiros Luzo, chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Escola Paulista de Medicina/Unifesp, e do fisioterapeuta Felippe Ribeiro, do Instituto Wilson Mello/Cinetics Physio.

Dr. Luzo falou de um tema em alta, que é a cirurgia robótica. “Da navegação à cirurgia robótica: o que mudou” foi o título da aula que trouxe uma atualização sobre o uso de robô em cirurgia de prótese de joelho no Brasil, mostrando as empresas que disponibilizam e os serviços que já estão utilizando essa tecnologia.

Ele mostrou como é feita a cirurgia com o auxílio do robô explicando o passo a passo a partir de sua experiência em dois serviços distintos que usam robôs diferentes. Para Dr. Luzo, essa é uma ferramenta sem volta que fará parte da rotina dos cirurgiões. Atualmente, ele faz 100% de suas próteses primárias de joelho utilizando a robótica.

Como vantagens ele assinalou: melhora do alinhamento do membro, otimização do posicionamento do implante, precisão nos cortes ósseos, ajuda no balanceamento de gaps em deformidades: varo, valgo e flexo. “É um refinamento e uma evolução da navegação”, destacou.

A aula do Felippe Ribeiro sobre “Síndrome da banda iliotibial: evidências atuais” foi bastante interessante porque ele atende muitos corredores no IWMello, inclusive fazendo avaliação funcional destes atletas, e em estudo de 570 casos a Síndrome da banda iliotibial foi a terceira lesão mais frequente. Ele destacou que os sintomas clínicos são dor em queimação e travamento do joelho e que os novos estudos evidenciam que é “uma lesão de compressão e não de atrito como pensávamos antes”.

O artigo apresentado pelo R4 da PUC-Campinas Dr. Thiago Prieto abordou “Correlações de padrões típicos de dor com achados de SPECT/CT em pacientes insatisfeitos após artroplastia total de joelho”.

O GEJC agradece a participação dos palestrantes e participantes nas reuniões de 2022 e comunica que as atividades voltam em fevereiro/23.

Às empresas parceiras Dermhalys e Spine Health, nossa gratidão!

Dr. Wilson Mello – presidente do GEJC

Dr. José Francisco Nunes – vice-presidente do GEJC