O Grupo de Estudo do Joelho de Campinas iniciou ontem as reuniões científicas de 2023 com sala lotada para acompanhar a programação que contou com uma aula e a apresentação de dois artigos científicos. O palestrante convidado foi o Dr. José Luís Zabeu, chefe do Serviço de Ortopedia do Hospital Vera Cruz Campinas, que falou sobre “Revisão de artroplastia de joelho infectada em tempo único: como eu faço”.
Dr. Zabeu fez uma excelente aula, apresentando casos clínicos e contribuindo para a discussão do tema com algumas mensagens importantes para os cirurgiões do joelho:
– Muitos casos de infecção de prótese podem ser tratados em tempo único.
– A técnica cirúrgica é fundamental: desbridamento cirúrgico, mecânico e químico.
– O antibiótico continua sendo essencial, e quem define é o infectologista.
– O paciente precisa ser tratado em seu todo: nutrição, psicológico e reabilitação.
Artigos
Em sua estreia como primeira R4 do Grupo, a Dra. Susana Ferreira fez a apresentação do artigo “There is no general use of thromboprophylaxis and prolonged antibiotic prophylaxis in anterior cruciate ligament reconstruction: a nation wide survey of ACL surgeons in Sweden”. O tema gerou uma boa discussão, pois tem se observado mais problemas tromboembólicos pós-covid.
Na área de reabilitação, o fisioterapeuta Dr. Rodrigo Vasconcelos, do Instituto Wilson Mello, apresentou o artigo “Improved Outcomes Following a Care Guideline Implementation: Part 1 of an Analysis of 12 355 Patients After Total Knee Arthroplasty”. O uso do guideline para reabilitação após prótese total de joelho mostrou bons resultados sem a necessidade de mais visitas clínicas.
O coordenador da reunião do GEJC, Dr. Rodrigo Nunes, comunica que, devido à realização do JOCA, em abril não haverá reunião, voltando em maio, na terceira terça-feira.
Dr. Wilson Mello – Presidente do GEJC
Dr. José Francisco Nunes – Vice-Presidente do GEJC