Com o tema “Atualizações no tratamento da instabilidade patelar” foi realizada ontem, 18/07, a Reunião Científica do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas em conjunto com a Reunião da Regional RJ da SBCJ, um modelo bem interessante que proporcionou aos participantes, tanto no Vitória Hotel quanto online, uma excelente atualização sobre o tema.
Na primeira parte da Reunião, às 19h30, o R4 Dr. Renato Berg apresentou um artigo científico de revisão dos conceitos atuais sobre “Reconstrução do LCA no atleta esqueleticamente imaturo”.
Em seguida, o Dr. Wilson Mello apresentou a aula “Instabilidade femoropatelar: o que precisamos saber antes da indicação da cirurgia” ao vivo para os presentes no Vitória Hotel e transmitida para os 123 participantes conectados pelo site da SBCJ.
Dr. Mello mostrou a importância da avaliação funcional no tratamento da instabilidade patelar, concluindo que é preciso:
– Olhar o membro como um todo
– Saber que o quadril tem grande importância na função da articulação femoropatelar
– Definir o que é tratamento “conservador”
– Definir com precisão o que é a fisioterapia na articulação femoropatelar.
Terminada a aula do Dr. Mello, os participantes da Reunião em Campinas assistiram às aulas do Dr. Guilherme Zuppi, que abordou “Trocleoplastia: quando e como eu faço na prática”, e do Dr. Carlos Victoria, que falou sobre “Abordagem no paciente pediátrico”.
Para finalizar, houve discussão e perguntas entre todos os participantes, numa troca de conhecimento e experiências bastante produtiva.
A Reunião teve coordenação do Dr. Gustavo Constantino, em Campinas, e do Dr. Rafael Erthal, delegado regional RJ, e do Dr. Alan Mozella, presidente da SBCJ.
O GEJC agradece aos participantes presentes e online. Em agosto, tem mais!