Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

logo

Reunião Científica discute temas inovadores: Bioimpressão e VBHC

A Reunião Científica do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas de ontem contou com duas excelentes aulas do Dr. Wander Brito (PUC-Campinas/São Leopoldo Mandic e GEJC) e do Dr. Rodrigo Vasconcelos (Instituto Wilson Mello/CineticsPhysio) sobre temas inovadores.

Dr. Wander falou sobre “Atualização em Bioimpressão 3D”, mostrando como essa tecnologia poderá impactar a ortopedia no futuro. Por enquanto, as pesquisas estão sendo feitas em laboratório e com animais, inclusive com ossos, cartilagem, músculos. As previsões são de que a impressão de órgãos humanos deverá existir a partir de 2037, provavelmente começando com córneas.

Saúde baseada em valor

A aula do Dr. Rodrigo foi sobre “Conceitos e desafios do Sistema de Saúde Baseada em Valor (VBHC) em pacientes com patologias do joelho”. O sistema de saúde baseado em valor (VBHC — Value-based healthcare) é um modelo criado pelo economista da Escola de Negócios de Harvard Michael Porter há mais de uma década que tem três objetivos: gerenciar e reduzir custos, melhorar a experiência do paciente e aprimorar a saúde através de melhores resultados.

Esse modelo tem sido adotado por alguns países importantes para resolver a situação que aflige seus sistemas de saúde, e Rodrigo mostrou que é também usado no Hospital Albert Einstein e que sua equipe está utilizando no Instituto Wilson Mello.

E o mais legal que ele mostrou foi o serviço Joinvasc, de Joinville (SC), um programa público de tratamento de acidente vascular cerebral em parceria com a Universidade da Região de Joinville (Univille), campeão do Value-Based Heath Care (VBHC) Prize 2021, sendo eleito o melhor programa mundial de Valor em Saúde do ano passado.

É um programa que trouxe resultados excelentes, permitindo à rede de saúde de Joinville conhecer a realidade do AVC no município e criar a Unidade de AVC no Hospital Municipal São José (HMSJ), na qual é possível acompanhar efetivamente todo o processo do paciente, desde o seu atendimento inicial até os tratamentos de reabilitação. Desde 1995, houve uma diminuição de 58% na letalidade em 30 dias após o AVC.

Discussão de artigo

O artigo científico “Same knee, diferent goals: patients and surgeons have diferent priorities related to ACL reconstruction” foi apresentado pelo R4 da PUC-Campinas Dr. Matheus Stábile Sawan. A discussão do artigo é que os cirurgiões são mais propensos a priorizar resultados técnicos, enquanto os pacientes querem resultados relacionadas a sua vida diária. Já a estabilidade do joelho e a prevenção de re-lesão são prioridades de ambos.

A Reunião Científica do GEJC conta com o apoio da Dermhalys e da Spine Health.