Fizemos ontem, 19/07, nossa Reunião Científica mensal no formato híbrido com duas aulas muito interessantes para cirurgiões do joelho e fisioterapeutas ortopédicos.
O ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho Dr. Guilherme Gracitelli, doutor pela Unifesp/EPM e médico da equipe do Instituto Wilson Mello, falou sobre “Planejamento e tratamento da osteocondrite dissecante do joelho”. Mostrou vários casos e explicou como planeja e trata a osteocondrite dissecante do joelho, problema bem frequente em crianças e jovens e que entre 30 e 40% dos casos é bilateral. Além disso, tem o fator genético, pois ele mesmo já tratou irmãos.
Reabilitação
Na aula sobre reabilitação, a fisioterapeuta Dra. Bruna Pilz, doutora pela USP/Ribeirão Preto e integrante da equipe Instituto Wilson Mello/CineticsPhysio, abordou “Atualização em reabilitação de tendinite patelar e quadricipital”. Bruna mostrou como é o protocolo utilizado por sua equipe, no qual o paciente é avaliado através de testes clínicos funcionais, intensidade e localização dos sintomas. Durante a reabilitação o paciente é exposto gradativamente a exercícios com carga até evoluir para treinos funcionais, treino do gesto esportivo e retorno às atividades pré-lesão. Ela destaca que o monitoramento de sintomas é crucial para o manejo de carga dos exercícios e a evolução do processo de reabilitação.
Artigo científico
O artigo científico foi apresentado pelo R4 da PUC-Campinas Dr. Matheus Stábile Sawan. O artigo é um ensaio controlado randomizado mostrando que a “Fixação do LCA com autoenxerto do tendão patelar a zero grau versus 30 graus resulta em melhores escores de atividade e uma maior proporção de pacientes atingindo a mínima diferença clínica no escore de dor para lesão no joelho e osteoartrite”.
A reunião de ontem contou com a presença do presidente do GEJC, Dr. Wilson Mello, e do vice-presidente, Dr. José Francisco Nunes. A coordenação é do Dr. Gustavo Constantino.
O GEJC conta com o apoio da Attis Medical e da Dermhalys.