Uma Reunião Científica excelente e com muita discussão. Assim foi o evento do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas ontem, no Vitória Hotel, com a presença dos convidados Dr. Luiz Gabriel Guglielmetti, do Grupo do Joelho da Santa Casa SP, e do fisioterapeuta Dr. Igor Takaes, do Instituto Wilson Mello/CineticsPhysio.
Dr. Luiz Gabriel falou sobre a “Escolha do enxerto de LCA no esporte”, um tema importante do dia a dia dos cirurgiões, principalmente quando se trata de atleta, em que a escolha do enxerto vai depender do esporte praticado. Na mensagem final, ele destacou que a literatura não responde qual é o melhor enxerto dependendo da modalidade e que o tendão patelar talvez tenha menos falhas, mas deve ser evitado em esportes que ajoelham. E mais importante do que o enxerto, segundo ele, são a boa técnica cirúrgica e a boa reabilitação.
Aula sobre reabilitação
Já na aula da fisioterapia, Dr. Igor falou sobre “Reabilitação pós-operatória da reconstrução multiligamentar do joelho”, explicando com imagens e vídeos cada uma das cinco fases do processo de reabilitação. Ele ressaltou que a reabilitação pós-operatória imediata é essencial para evitar instabilidade posterior, instabilidade em valgo/varo, perda de extensão e conseguir flexão máxima.
O artigo científico foi apresentado pelo R4 da PUC-Campinas Dr. Thiago Prieto. Foi um estudo de dois casos sobre “Queimadura química associada ao torniquete”, algo raro, mas que pode acontecer.
A próxima reunião do GEJC, em outubro, contará com o convidado Dr. Riccardo Gobbi, diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, que falará sobre “Instabilidade patelofemoral”.
A reunião de ontem contou com a presença do presidente do GEJC, Dr. Wilson Mello, e do vice-presidente, Dr. José Francisco Nunes. A coordenação é do Dr. Gustavo Constantino.
A Reunião Científica do GEJC conta com o apoio da Spine Health e da Dermhalys.