Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Reunião de agosto discute fraturas avulsões no joelho e banda iliotibial

Mais uma reunião online do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas de grande nível e excelentes discussões e troca de informações. Ontem, o Grupo contou com duas aulas e a apresentação de um artigo científico.

Na aula de reabilitação, o fisioterapeuta Dr. Rodrigo Baldon, da Clínica Orthus de Fisioterapia de Uberlândia (MG), fez uma apresentação muito esclarecedora sobre “Abordagem atual do tratamento da Síndrome da Banda Iliotibial”, com várias dicas e informações inclusive sobre exercícios de prevenção.

Já na área médica, o tema dessa vez foi sobre “Fraturas avulsões no joelho”, aula apresentada pelo Dr. Wander Edney de Brito, membro do GEJC e Prof. da Faculdade São Leopoldo Mandic, que tem grande experiência em cirurgias complexas de trauma. Dr. Wander falou como trata esse tipo de fratura, deu dicas e apresentou sua casuística. No final, mostrou um caso de um procedimento bem sucedido em uma jovem de 30 anos que, após um ano de um acidente de moto, tinha dor, usava muletas e não conseguia trabalhar, mas que voltou à vida normal, sem esses sintomas, após a cirurgia por ele realizada.

A aula do Dr. Wander teve uma boa discussão, inclusive com comentários muito pertinentes do colega Dr. Pedro Tucci, outra referência em Campinas em cirurgias do trauma.

Na apresentação do artigo científico, o responsável foi o R4 da PUC-Campinas/Instituto Wilson Mello/CNOT Dr. Hugo Dalla Bernardina Daher com o tema “Iatrogenic Articular Cartilage Injury in Arthroscopic Hip and Knee Videos and the Potential for Cartilage Cell Death When Simulated in a Bovine Model”.

As reuniões do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas ocorrem sempre às terceiras terças-feiras do mês e contam com o apoio da Attis Medical. Em setembro tem mais.


Veja Mais

16º Curso de Cirurgia do Joelho: sucesso em Campinas

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso