
Reunião do GEJC aborda cuidados peri-operatórios e reabilitação na ATJ
Mais uma vez o Grupo de Estudo do Joelho de Campinas mostrou sua força na segunda reunião online realizada ontem, 19/05. Mais de 100 pessoas de diversas cidades e estados do Brasil, incluindo São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará, Bahia etc, participaram do encontro virtual e assistiram às duas aulas e à apresentação de um artigo científico.
A reunião começou com a apresentação do artigo pelo Dr. Gustavo Campos - “Medial Meniscus Posterior Root Tear Treatment”, uma comparação de coorte de tratamento não cirúrgico, meniscetomia parcial e reparo meniscal. Apesar das limitações, os autores concluem que o reparo da lesão da raiz meniscal levou a menor progressão da osteoartrose e subsequente ATJ quando comparado ao tratamento conservador ou meniscectomia.
Em seguida, o fisioterapeuta do Instituto Wilson Mello Dr. Rodrigo Vasconcelos falou sobre “Presente e futuro na reabilitação das ATJs”, uma atualização muito interessante mostrando como é o protocolo de reabilitação hoje feito por sua equipe e o que vem no futuro com a tecnologia e o uso de robôs para programas de reabilitação à distância, o que tornaria o processo mais prático e econômico. Um futuro que está próximo, como tem sido visto atualmente nesse período de pandemia, em que a tecnologia possibilita manter os atendimentos remotos.
Na aula sobre Cirurgia do Joelho, Dr. José Francisco Nunes, vice-presidente GEJC e diretor da Clínica Nunes de Ortopedia e Traumatologia (C.N.O.T.), abordou os “Cuidados Peri-operatórios no sucesso das ATJs”. Dr. Nunes apresentou passo a passo tudo que se precisa levar em conta antes da cirurgia, um procedimento que deve começar semanas antes, tomando todas as precauções para o sucesso cirúrgico. E deixou como mensagem para o público que o bom resultado de uma ATJ depende de: indicação correta, técnica apurada, treinamento constante e cuidados peri-operatórios.
Com coordenação geral do presidente do GEJC, Dr. Wilson Mello, a reunião volta em junho, novamente na terceira terça-feira do mês. O apoio é da Attis Medical.
Veja outros textos
- Terapia celular nas lesões da cartilagem e novidades em femoropatelar
- Reunião tem aula sobre “Terapia celular nas lesões da cartilagem”
- Reunião de Revistas discute fraturas do planalto tibial
- Reunião de Revistas de Setembro
- Reunião de agosto discute fraturas avulsões no joelho e banda iliotibial
- Reunião de Revistas de Agosto
- Quarta reunião online da quarentena
- Reunião de Revistas ocorre na terça-feira, 21/07
- Reunião de Junho tem cerca de 100 participantes e muita informação e reflexão
- Reunião de junho discute Tromboprofilaxia na ATJ e Ciência aplicada ao LCA
- Reunião do GEJC aborda cuidados peri-operatórios e reabilitação na ATJ
Veja Mais
Terapia celular nas lesões da cartilagem e novidades em femoropatelar
Saiba MaisReunião tem aula sobre “Terapia celular nas lesões da cartilagem”
Saiba MaisReunião de Revistas discute fraturas do planalto tibial
Saiba Mais