
Reunião aborda instabilidade femoropatelar e FIFA 11+
Na terça-feira, 20 de agosto, o Grupo de Estudo do Joelho de Campinas realizou sua reunião mensal de Revistas recebendo dois palestrantes: o ortopedista Dr. Riccardo Gobbi, chefe do Grudo do Joelho da USP e delegado da Regional SP da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, que falou sobre Atualizações em Instabilidade Femoropatelar; e o fisioterapeuta Dr. Márcio Oliveira, do Hospital Home de Brasília, que abordou o programa Prevenção de lesões do joelho no esporte - Programa FIFA 11+.
A reunião começou com a apresentação do artigo científico Radiographic Landmarks for Femoral Tunnel Positioning in Lateral Extra-articular Tenodesis Procedures, feita pelo R4 Dr. Igor Pavesi. Em seguida, Dr. Márcio Oliveira falou sobre o programa FIFA 11+, contando toda a história de como ele surgiu e como está hoje, mostrando também os resultados que sua equipe teve com o programa em Brasília.
O FIFA 11+ foi desenvolvido pelo Centro de Pesquisas Médicas da FIFA e validado por diversos trabalhos científicos, sendo adotado por clubes e equipes em todos os continentes. A metodologia contempla crianças, adolescentes, atletas amadores e profissionais de futebol e de outras modalidades. Os exercícios do programa contribuem para prevenir e reduzir o risco de lesões.
Fechando o encontro, Dr. Riccardo Gobbi apresentou sua aula sobre instabilidade femoropatelar, falando sobre a complexidade e a variabilidade dessa patologia e indicando que a decisão quanto ao tratamento deve se basear no equilíbrio entre as evidências científicas e a experiência pessoal do cirurgião. Mas destacou que na instabilidade com luxação o tratamento é reconstrução do LFPM e sem luxação o tratamento é conservador com reabilitação.
A reunião do GEJC ocorre toda terceira terça-feira do mês, com início às 19h30, no Vitória Hotel, em Campinas. O evento tem o apoio da Attis Medical.
Veja outros textos
- GEJC encerra reuniões de 2019 discutindo ATJ
- Reunião de Revistas recebe Dr. Idemar Monteiro da Palma
- Reunião aborda prótese unicompartimental e retorno ao esporte após ruptura do LCA
- Reunião de Revistas recebe Dr. João Maurício Barretto
- GEJC marca presença na IX Jornada Lyonesa
- Reunião aborda instabilidade femoropatelar e FIFA 11+
- Reunião de Revistas recebe dois palestrantes
- Reunião de alto nível científico sobre lesões condrais e prevenção de lesões esportivas
- Reunião de julho debate lesões condrais e prevenção de lesões no esporte
- Reunião lotada e de alto nível científico
- Dois convidados para a reunião de junho do GEJC
- Atualidades no tratamento das lesões meniscais
Veja Mais
GEJC encerra reuniões de 2019 discutindo ATJ
Saiba MaisReunião de Revistas recebe Dr. Idemar Monteiro da Palma
Saiba MaisReunião aborda prótese unicompartimental e retorno ao esporte após ruptura do LCA
Saiba Mais