Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Atualidades no tratamento das lesões meniscais

Quem participou da Reunião de Revistas do Grupo do Joelho de Campinas na terça-feira, 21/05, assistiu a uma aula completa sobre “Atualidades no tratamento das lesões meniscais”, com o conviado Dr. Paulo Araújo, do Hospital Sírio Libanês, de Brasília, o convidado do encontro realizado no Vitória Hotel.

Durante sua aula, Dr. Paulo abordou de forma geral sobre o tratamento das lesões meniscais, pontuando sobre as técnicas cirúrgicas, reparo meniscal, substitutos meniscais e transplante de menisco, além da meniscectomia. Foi falado também sobre o que tem surgido para o futuro nesse segmento, como os vários campos de pesquisa em cultura de tecido e terapia genética, entre outros.

Na área de reabilitação, o fisioterapeuta convidado Prof. Dr. Igor Giglio Takaes falou sobre “Avaliação funcional do joelho após reconstrução bicruzado”, tema de sua tese de doutorado pela Unicamp. A pesquisa teve como foco pacientes vítimas de acidentes de motocicletas que foram submetidos à esse tipo reconstrução. A conclusão da pesquisa mostrou que a intervenção cirúrgica não reestabeleceu o nível de atividade pré-lesão, até porque são traumas de alta energia.

O artigo científico “The significant effect of the medial hamstrings on dynamic knee stability” foi apresentado pelo novo R4 da PUCC Dr. Igor Pavesi. Para finalizar, foram apresentados dois casos clínicos da PUCC.

A Reunião de Revista do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas tem o apoio da Attis Medical.

 


Veja Mais

16º Curso de Cirurgia do Joelho: sucesso em Campinas

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso