Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Reuniões de 2019 começam com sala cheia e muito conteúdo

O Grupo de Estudo do Joelho de Campinas retomou nesta terça-feira, 19/02, os encontros mensais com a discussão de artigos científicos e aulas de temas relevantes sobre as patologias do joelho. Desta vez o convidado da área médica foi o Prof. Dr. Moisés Cohen, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), que falou sobre “LCA em crianças e reparo do LCA em adultos”, tema que sempre desperta o interesse dos participantes.

Sobre o reparo do LCA, Dr. Moisés, que tem dez casos com essa técnica, explicou que os resultados funcionais precoces são compatíveis às reconstruções e a indicação é para um grupo muito seleto de pacientes. Com relação ao LCA em crianças, ele apresentou alguns casos, explicando o tratamento adotado, e os resultados alcançados, ressaltando a importância do envolvimento da família na tomada de decisão sobre o tratamento.

Na área de reabilitação, o convidado Dr. Flávio Bryk, fisioterapeuta da Santa Casa de São Paulo e da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, trouxe um tema bem diferente, que é o “Exercício resistido associado à oclusão vascular na reabilitação do joelho". Dr. Flávio exibiu alguns vídeos mostrando essa técnica e falou sobre os resultados e em que situações ela pode ser adotada.

Abrindo a reunião, o R4 da PUCC Dr. Fabiano da Silva Marques apresentou o artigo “Risk Factors for Abnormal Anteroposterior Knee Laxity After Primary Anterior Cruciate Ligament Reconstruction” e o fisioterapeuta Dr. Rodrigo Vasconcelos, do Instituto Wilson Mello, apresentou o artigo “Knee Function, Strength and Resumption of Preinjury Sport Participation in Young Athletes Following Anterior Cruciate Ligament Reconstruction”.

Presidido pelo Dr. Wilson Mello, o Grupo do Joelho de Campinas mais uma vez teve um evento de alto nível, com auditório lotado de ortopedistas e fisioterapeutas e convidados conceituados, começando o ano de forma muito produtiva. Responsável pelo convite aos palestrantes, Dr. Gustavo Campos divulgará a lista de todos os convidados de 2019! Aguarde!

A Reunião de Revista do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas ocorre toda terceira terça-feira do mês com início 19h30 no Vitória Hotel. O evento tem o apoio da Attis Medical.

 

 

 


Veja Mais

15º Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas é um sucesso

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso