Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Reunião discute Prótese Total de Joelho

O envelhecimento da população e a busca por mais qualidade de vida têm aumentado o número de cirurgias de prótese total de joelho no Brasil. Essa cirurgia consiste na substituição da articulação desgastada pela artrose por uma prótese metálica. Considerada como uma das mais importantes cirurgias da atualidade, a PTJ tem um impacto muito positivo na vida das pessoas pela melhora da dor e da função e pela recuperação do seu bem-estar.

Mas quando a prótese falha? Foi essa a principal discussão da reunião mensal do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas, no dia 17 de julho, com a aula apresentada pelo Dr. José Francisco Nunes. Ele mostrou diversos casos e explicou as principais causas de falhas e o que fazer para evitar que isso ocorra, lembrando sempre que o treinamento constante dos ortopedistas é essencial devido aos avanços da medicina, com novos instrumentais e tipos de prótese.

Ainda sobre o mesma tema, o fisioterapeuta Bruno de Paula Leite Arruda abordou os Critérios de avaliação funcional pré e pós prótese de joelho, explicando como a avaliação é importante para auxiliar o ortopedista na indicação cirúrgica.

Já o artigo científico que abriu a reunião teve como tema “Vancomycin Prophylaxis for Total Joint Arthroplasty: Incorrectly Dosed and Has a Higher Rate of Periprosthetic Infection Than Cefazolin", apresentado pelo R4 Dr. Sandro Zelada.

O Grupo do Joelho de Campinas, presidido pelo Dr. Wilson Mello, reúne-se toda terceira terça-feira do mês. A próxima reunião, em agosto, contará com a presença do Dr. Carlos Eduardo da Silveira Franciosi, que falará sobre LCP e Canto Posterolateral.

A Reunião de Revistas começa às 19h30 no Vitória Hotel, em Campinas, e conta com o apoio da Attis Medical.

 

 

 


Veja Mais

15º Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas é um sucesso

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso