Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

LCA é tema central da Reunião que contou com Dr. Arnaldo Hernandez

A apresentação de duas aulas de alto nível e de dois artigos científicos marcou a Reunião de Revistas do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas, realizada na terça-feira, 19/03, no Vitória Hotel. O tema central do encontro foi a lesão do LCA, assunto abordado pelo convidado Prof. Dr. Arnaldo Hernandez, diretor do Serviço de Medicina do Esporte do IOT-HC-USP.

Já tendo palestrado várias vezes nas reuniões do GEJC, Dr. Arnaldo enfatizou que quando vem aqui não só transmite, mas aprende muito com a experiência do Grupo. A ênfase de sua aula foi a “Lesão do LCA em atletas”, ocorrência mais comum nos consultórios dos cirurgiões de joelho.

Na área de reabilitação, o fisioterapeuta do Instituto Wilson Mello Dr. Rafael Tambascia falou sobre “Pós-operatório em cirurgias de cartilagem”, uma aula muito relevante que ele também já havia apresentado num congresso internacional de cartilagem e que mostra o protocolo utilizado no IWMello para esse tipo de reabilitação.

O LCA foi assunto dos dois artigos apresentados, o primeiro pelo R4 Dr. Fabiano da Silva Marques, que trouxe uma resenha do artigo “Association Between Meniscal and Chondral Lesions and Timing of Anterior Cruciate Ligament Reconstruction”, publicado pelo The Orthopaedic Journal of Sports Medicine, em 2016, um estudo da equipe do Instituto Wilson Mello, que tem entre os autores Dr. Wilson Mello e Dr. Gustavo Campos.

O fisioterapeuta Dr. Rodrigo Vasconcelos apresentou o resumo do artigo “Coper Classification Early After Anterior Cruciate Ligament Rupture Changes with Progressive Neuromscular and Satrength Training and is Associated with2-Year Success”.

Presidido pelo Dr. Wilson Mello, o Grupo do Joelho de Campinas está focado no próximo mês no 16º Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas, voltando às reuniões mensais em maio. A Reunião de Revista do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas tem o apoio da Attis Medical.

 


Veja Mais

15º Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas é um sucesso

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso