Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Reunião de Revistas discute defeitos ósseos nas revisões de ATJ

Por atuar no Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia (INTO), o Dr. Alan de Paula Mozella tem grande experiência com situações complexas de revisões de ATJ, assunto de sua aula apresentada no Grupo do Joelho de Campinas na terça-feira, 15/06 – “Defeitos ósseos nas revisões de ATJ”.

Dr. Alan apresentou as opções de tratamento e mostrou alguns casos, concluindo ao final que em situações complexas não dá para dizer qual é o manejo ideal, se com cunhas, tântalos ou banco de tecidos. Há vantagens e desvantagens em cada um e por isso a decisão deve ser individualizada para cada paciente.

Na aula de reabilitação "Desalinhamento do membro inferior em lesões de LCA: isso realmente importa?” o fisioterapeuta Luiz Scola (MSc) do Instituto Wilson Mello/Physio Science considerou, após sua apresentação, que ainda são necessárias mais pesquisas para concluir se esse desalinhamento é relevante nas lesões de LCA. Segundo ele, os profissionais de reabilitação precisam olhar para a qualidade de todo o movimento e não apenas a do membro inferior, e diversos critérios de alta devem ser implementados para o retorno às atividades do dia a dia e de esportes.

O artigo científico foi apresentado pelo R4 da PUC-Campinas Dr. Renan Castanho de Campos Leite com o tema “Midterm follow-up results of two different types of implants in opening wedge high tibia osteotomy”. O artigo sugerido pelo Dr. José Francisco Nunes teve boa discussão sobre placa bloqueada e não bloqueada.

O Grupo do Joelho agradece aos participantes e palestrantes e contamos com todos para a reunião de julho.

 

Wilson Mello – Presidente do GEJC

José Francisco Nunes – Vice-presidente do GEJC

Gustavo Campos – Coordenador da reunião


Veja Mais

16º Curso de Cirurgia do Joelho: sucesso em Campinas

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso