Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Dr. Nunes e Dr. Mello compartilham experiência no GEJC

Não poderia ter sido diferente: as duas aulas apresentadas ontem na Reunião de Revistas do Grupo do Joelho de Campinas foram dignas dos dois palestrantes convidados: Dr. José Francisco Nunes, vice-presidente do Grupo, e Dr. Wilson Mello, presidente.

Dr. Nunes foi o primeiro a apresentar sua aula e fez uma abordagem completa das “Falhas na Reconstrução do LCA. Causas e Condutas”, englobando os aspectos que envolvem a reconstrução do LCA e ressaltando as condições em que deve ser indicada a revisão. Ponderou sobre os aspectos subjetivos, que são as queixas do paciente como falseios nas atividades do dia a dia e esportivas, e as objetivas, como evidências da anteriorização da tíbia, além dos testes de Lachmann, Gare e Pivot positivos e KT1000 > 5mm. Em sua opinião, a reconstrução não deve ser feita quando a queixa é apenas dor.

A aula do Dr. Mello foi sobre “Instabilidade Femoropatelar” e ele falou do protocolo usado por sua equipe no Instituto Wilson Mello, apresentando casos e resultados. Ensinou que é preciso olhar o membro inferior como um todo no paciente com esse problema e que o quadril tem uma grande importância na função da articulação femoropatelar. Para ele, quando o tratamento é conservador, é preciso que o paciente entenda bem o que isso significa, inclusive como deve ser a fisioterapia no tratamento da articulação femoropatelar.

A Reunião de ontem também contou com a apresentação do artigo científico “O auto-enxerto de banda iliotibial é um enxerto alternativo adequado para a reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior: uma revisão sistemática e meta‑análise dos resultados”.

A reunião desta terça-feira, 21/09, excepcionalmente não teve aula de fisioterapia. Voltamos em outubro.

Dr. Gustavo Constantino de Campos – coordenador da Reunião


Veja Mais

16º Curso de Cirurgia do Joelho: sucesso em Campinas

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso