Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Reunião de Junho tem cerca de 100 participantes e muita informação e reflexão

O Grupo de Estudo do Joelho de Campinas realizou nesta terça-feira, 16/06, a terceira Reunião de Revistas online nesse período de quarentena. Ontem, mais uma vez, foi uma reunião com muita informação e reflexão, com duas aulas de alto nível e quase 100 espectadores.

O convidado Dr. José Luis Zabeu (PUC-Campinas) abordou em sua aula o tema: “Tromboprofilaxia na ATJ: quando iniciar e qual o papel da aspirina”. Esse é um assunto de grande interesse para os cirurgiões do joelho, devido aos riscos trombóticos de uma cirurgia como a prótese de joelho. Dr. Zabeu falou das medidas mecânicas e das estratégias medicamentosas para evitar o problema na ATJ, destacando os benefícios do uso da aspirina.

Na aula de Reabilitação do Joelho, o fisioterapeuta Dr. Rodrigo Vasconcelos, da equipe Instituto Wilson Mello/ Physio&Science, falou sobre “Ciência aplicada ao LCA: evoluímos ou retrocedemos?”, provocando uma reflexão em relação ao tema, especialmente sobre a necessidade de uma relação em nível transdisciplinar dos profissionais envolvidos. Abordou também a questão da quebra de paradigmas na ciência, usando o exemplo da reabilitação em cirurgias de LCA.

O Residente (R4) de Joelho, Alfredo Rodrigues da Silva Neto, apresentou artigo científico (metanálise) sobre os benefícios de programas de prevenção de lesões do LCA.

A Reunião do Grupo do Joelho é coordenada pelo Dr. Gustavo Campos, que já está organizando o próximo encontro, na terceira terça-feira de julho.


Veja Mais

16º Curso de Cirurgia do Joelho: sucesso em Campinas

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso