Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Dr. Marcelo Kubota, da EPM/UNIFESP, fala sobre Artroplastia Unicompartimental

A Reunião de Revistas do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas desta terça-feira, 18 de setembro, recebeu o Dr. Marcelo Seiji Kubota, diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e Assistente do Grupo do Joelho da Escola Paulista de Medicina – EPM/UNIFESP, para discutir e trocar experiências com os especialistas de Campinas e região sobre a Artroplastia Unicompartimental.

Dr. Kubota enfatizou durante sua aula estudos recentes que mostram o crescimento da Artroplastia Unicompartimental em relação a outras técnicas devido à inovação em implantes e instrumentais ao longo dos anos. Também mostrou três condições para um bom resultado das Uni: indicação precisa, tempo de curva de aprendizado e atenção aos detalhes técnicos.

O Grupo também recebeu o fisioterapeuta Gustavo Nakaoka, de São Paulo, que apresentou a aula “Associação da corrida com o desenvolvimento da AO de joelho”.  Segundo estudos realizados recentemente e apresentados por ele, correr não aumenta a incidência de OA, assim como não aumenta os sintomas ou acelera a progressão da degeneração articular. A corrida, de acordo com as pesquisas, diminui em 50% as chances de cirurgia pela OA, tendo aparentemente um fator protetivo.

Na discussão de artigos científicos, o R4 Dr. Pedro Bezzan Rodrigues Alves apresentou o artigo “Better clinical outcomes after unicompartmental knee arthroplasty when comparing with high tibial osteotomy”.

A Reunião do Grupo do Joelho de Campinas conta com o apoio da Attis Medical. O próximo convidado, em outubro, é o Prof. Dr. Gilberto Luiz Camanho. Esperamos todos!


Veja Mais

15º Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas é um sucesso

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso