O Grupo de Estudo do Joelho de Campinas realizou na terça-feira, 15/03, a primeira reunião científica de 2022, trazendo um tema inovador para discussão: a fotomedicina. O convidado foi o infectologista Dr. Carlos Kiffer, professor adjunto da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP e responsável pela área de Pesquisa da Bright.
Abordando o tema “Fotomedicina e os Remédios Digitais Fotocêuticos para o tratamento de dores crônicas”, Dr. Kiffer explicou sobre a fotobiomodulação (processo não invasivo no qual a energia luminosa restaura o equilíbrio das células) através do uso do led no tratamento de lesões ortopédicas, como a artrose.
“A luz tem efeito anti-inflamatório e antioxidante e age no sistema nervoso central gerando efeitos terapêuticos”, explicou o professor, ressaltando entre os benefícios da fotobiomodulação a redução da dor e da inflamação e a melhora da qualidade de vida do paciente, sendo um importante coadjuvante nos tratamentos.
O presidente do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas, Dr. Wilson Mello, questionou sobre a forma de aplicação e a necessidade de um profissional específico. De acordo com o palestrante, a aplicação é feita por um profissional de saúde, como fisioterapeuta por exemplo, e a dose é customizada de acordo com a necessidade do paciente.
A reunião também teve a discussão de um artigo científico, que foi apresentado pelo novo R4 da PUC-Campinas Dr. Thiago Almeida S. Prieto. O tema foi ‘‘Uma Técnica Cirúrgica Modificada de Reconstrução do Tendão Patelar em Artroplastia Total do Joelho usando Aloenxerto do Tendão de Aquiles.’’
O coordenador da Reunião, Dr. Gustavo Constantino, comunicou que em abril não haverá reunião devido ao 18° Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho, onde o Grupo do Joelho de Campinas terá uma programação especial. Estão todos convidados!
O retorno será em maio presencialmente!