Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Excelente reunião com Vitor Barion e sala lotada

Foi excelente a aula do Dr. Vitor Barion sobre “Lesão em rampa do menisco medial” na Reunião Científica do Grupo do Joelho de Campinas ontem à noite, 16/05, em auditório lotado com mais de 40 participantes.

Dr. Barion, que começou a fazer essa cirurgia em 2014, explicou como faz o procedimento, apresentou casos clínicos e mostrou resultados de um estudo de série de casos dele e dos colegas Dr. Sergio Canuto e Dr. Felipe Galvão, publicado em 2020 na Revista Brasileira de Ortopedia.

Sobre a lesão em rampa do menisco medial, ele destacou que é uma lesão frequente associada à ruptura do LCA – 20% dos casos, e que aumenta a instabilidade do LCA, portanto precisa de tratamento para restaurar a biomecânica do joelho.

O programa da reunião também teve a apresentação de dois artigos científicos:

O R4 da PUC-Campinas Dr. Pedro Luiz Pereira da Silva apresentou um artigo também menisco que mostra que “A ruptura da raiz posterior do menisco medial reconstruída com autoenxerto grácil melhora a taxa de cicatrização e as medidas de resultado relatadas pelo paciente”

O segundo artigo foi apresentado pela fisioterapeuta Dra. Isadora de Oliveira, da equipe CineticsPhysio/Instituto Wilson Mello. Trata-se de um estudo controlado randomizado mostrando que “Os procedimentos meniscais não são aumentados com a reconstrução e reabilitação tardia do LCA”.

O Grupo do Joelho de Campinas agradece aos palestrantes e participantes por mais um encontro de alto nível científico!