Meniscos
Publicado em: 20/06/2016São estruturas internas do joelho, localizadas entre o fêmur e a tíbia. Têm composição fibrocartilaginosa, de conformação em forma de C, e de formato triangular, com sua periferia aderida à cápsula articular e aos ligamentos periféricos do joelho. Os meniscos têm como função proteger a cartilagem, ajudar na congruência, na estabilidade e na irrigação articular.
São sede de lesões que podem fissurar, torcer ou deslocá-los de sua posição. A perda de parte do meniscos pode não afetar o funcionamento articular, mas uma lesão importante pode levar a um aumento da degeneração articular, proporcionando o advento de uma artrose de maneira precoce. A origem da lesão pode variar de movimentos corriqueiros do joelho seguidos de dor, como também quedas, entorses, traumas em casa, ou durante atividades esportivas.
A história clínica da sua lesão é acompanhada de dor na interlinha articular, derrame sinovial, crepitação localizada e algumas vezes de bloqueio doloroso da articulação. É interessante salientar que uma pessoa pode conviver com uma lesão meniscal por muito tempo até o momento em que sua sintomatologia é exacerbada por um novo fenômeno traumático que altera ou impede o correto funcionamento articular, causando dor insuportável ao paciente.
O método de escolha de tratamento das lesões meniscais é a artroscopia. Com esta técnica, o cirurgião consegue remover ou reparar lesões da superfície meniscal das mais variadas formas.
Veja outros textos
Veja Mais
Artrose do Joelho
Saiba MaisCanto Póstero-Lateral
Saiba MaisDesvios do Alinhamento
Saiba Mais