Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Aula inovadora na Reunião Científica do Grupo do Joelho de Campinas

A Reunião Científica mensal do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas, ocorrida no dia 15/10/24, no Coco Bambu, trouxe uma grande inovação na palestra da convidada Dra. Camila Cohen Kaleka, do Instituto Cohen e do Hospital Israelita Albert Einstein. Na aula “Avanços no tratamento das lesões focais da cartilagem articular do joelho” ela apresentou as mais recentes novidades no tratamento dessas lesões, ressaltando os procedimentos que têm proporcionado melhor resultado para os pacientes.

Dra. Camila mostrou sua casuística e compartilhou sua experiência na abordagem das lesões focais da cartilagem, destacando como conclusão que para indicar o tratamento é preciso levar em conta a localização e o tamanho da lesão, bem como o alinhamento do joelho.

Na apresentação dos artigos científicos, o Dr. João Vitor Lois, R4 da PUC-Campinas, apresentou um estudo sobre o uso de células-tronco mesenquimais no tratamento da osteoartrite do joelho, destacando os resultados clínicos promissores no curto prazo, embora as evidências ainda sejam limitadas. Já o Dr. Luiz Scola, fisioterapeuta do IWMello/Cinetics Physio, apresentou um artigo de revisão sistemática que avaliou os fatores associados ao retorno ao esporte após a reconstrução do ligamento cruzado anterior em atletas universitários. Um dado interessante do trabalho é que foi observado uma maior taxa de retorno ao esporte por parte de atletas bolsistas comparado a não bolsistas e em homens versus mulheres.

O último encontro científico do GEJC foi mais uma vez um espaço de apresentação de inovações e de discussão, proporcionando a atualização para cirurgiões do joelho, residentes e fisioterapeutas.

O Grupo do Joelho de Campinas agradece a presença de todos os colegas que prestigiaram as reuniões ao longo do ano e às empresas que apoiaram as atividades científicas: Aptissen, CAF Cirúrgica e Ótica,  DePuySynthes, MetalVerso e Spine Health.

Como de costume, em novembro devido à realização do Congresso Anual da SBOT, não haverá reunião e dezembro e janeiro são meses de recesso das atividades.