Grupo de Estudo do Joelho de Campinas
Mais uma vez o Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas ficou marcado pelo alto nível científico, participação de ortopedistas de todo o País e palestrantes apresentando o que existe de mais atual em dor anterior no joelho e lesões esportivas e degenerativas. E os convidados internacionais Prof. Dr. Thorsten Gehrke e Prof. Dr. Björn Rath, ambos da Alemanha, compartilharam sua experiência dando importante contribuição nas discussões sobre Artroplastia Total do Joelho (ATJ). A 16ª edição do Curso do Joelho aconteceu nos dias 12 e 13 de abril, no Royal Palm Plaza Hotel & Resort, em Campinas (SP).
Realizado a cada dois anos, o Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas é um dos mais importantes eventos da especialidade no Brasil e confirmou essa tradição ao receber dessa vez cerca de 400 inscritos de todas as regiões brasileiras, 47 palestrantes renomados e uma feira de expositores com mais de 20 empresas. Além da programação científica intensa, com o auditório sempre lotado, ocorreram cinco simpósios paralelos.
O destaque da programação no primeiro dia foi sobre a dor anterior do joelho, com aulas sobre abordagens conservadoras e cirúrgicas para o tratamento das lesões femoropatelares e finalizando com uma mesa de discussão coordenada pelo Dr. Wilson Mello, que teve a presença de renomados profissionais – Dr. Gilberto Camanho, Dr. Riccardo Gobbi, Dr. Marco Antônio Percope, Dr. André Kuhn e Dr. Marco Demange ¬ com o propósito de chegar-se a um consenso sobre o tratamento da Disfunção Femoropatelar (DFP). “Nossa intenção é compilar os dados e publicá-los, deixando nossa contribuição para uma abordagem padronizada para essa patologia”, declarou o presidente do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas, Dr. Wilson Mello.
O balanço da Diretoria do Grupo do Joelho sobre o curso foi muito positivo. O vice-presidente Dr. Francisco Nunes enfatizou o grande público desta edição, enquanto Dr. Wilson Mello agradeceu a presença de todos que se deslocaram de seus estados para o evento e dos palestrantes consagrados que fazem o curso ser reconhecido por sua qualidade científica e diversidade de ideias e experiências. “Ficamos muito contentes com o resultado do nosso curso e já começamos a pensar na próxima edição, em 2021”, disse no encerramento.
Nesta edição, uma parte da programação de DFP foi reservada a fisioterapeutas palestrantes, mostrando como é essencial a avaliação funcional e o tratamento conservador baseado em evidência científica na DFP. Além da participação dos fisioterapeutas Dr. Rodrigo Vasconcelos, Rafael Tambascia e Felippe Ribeiro – também foi destaque a apresentação da fisioterapeuta Dra. Natalia Franco Bittencurt, do Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte.