Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Reunião discute o Ligamento Cruzado Posterior

 

A lesão do Ligamento Cruzado Posterior (LCP) é um problema bem menos comum nos consultórios dos ortopedistas do que a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e por isso o tema é bastante atraente quando é discutido pelos profissionais da área, como ocorreu na Reunião de Revistas do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas, no dia 19 de setembro. O Grupo recebeu dois convidados para falar sobre o assunto: o cirurgião Bernardo Crespo Alves, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do INTO, e o fisioterapeuta Flávio Bryk, da Santa Casa e da seleção brasileira de futebol feminino.

Dr. Bernardo Crespo apresentou sua aula “Lesões do LCP: do diagnóstico ao tratamento” mostrando o que diz a literatura sobre o LCP, como é sua anatomia, a epidemiologia da doença, o diagnóstico e o tratamento, incluindo indicação, tratamento conservador e técnicas cirúrgicas. Ele também contou um pouco de sua experiência como fellow no Steadman Clinic, do Dr. Robert LaPrade.

Flávio Bryk falou sobre a “Reabilitação no Pós-Operatório do LCP”, compartilhando sua experiência na Santa Casa com o tratamento conservador do LCP. E como a reunião era dedicada ao LCP, o R4 Dr. Roger Rudge Ramos apresentou o artigo Autograft Versus Allograft for Posterior Cruciate Ligament Reconstruction: An Updated Systematic Review and Meta-analysis.

A Reunião de Revista do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas começa às 19h30. O evento tem o apoio Attis Medical. O próximo encontro será no dia 17 de outubro e receberá o fisioterapeuta do Instituto Vita, Cláudio Cazarini, que é professor e supervisor do Curso de Pós Graduação da Santa Casa de São Paulo e apresentará a aula “Reabilitação após Artroplastia Total de Jeolho”.

 


Veja Mais

15º Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas é um sucesso

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso