Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

11º Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas


 

A 11ª edição do Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas, realizada entre os dias 22 e 23 de maio de 2009, terminou consagrada como o maior e mais abrangente evento organizado pelo Grupo de Estudos do Joelho de Campinas. Superando todas as expectativas, o curso reuniu 635 inscritos, um recorde absoluto de público para o evento, que é promovido a cada dois anos desde a década de 80. Uma grande satisfação para todos os membros do mais atuante grupo de estudos ligado à cirurgia do joelho no Brasil, sobretudo para seu idealizador, o presidente Wilson Mello.

Com seis convidados de alto nível de especialização, quatro dos Estados Unidos e dois da França, além dos mais expressivos nomes da especialidade no País, também ligados a importantes institutos e universidades, o 11º Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas vai ficar na história por sua abrangência e conteúdo. O evento contou com o americano Freddie Fu, um papa da cirurgia do joelho. Após sua participação, ele falou sobre o encontro. “É um curso excelente, com inúmeros participantes de alto nível, que elaboraram bons questionamentos”. Sobre o Grupo do Joelho, ele falou: “É um grupo preocupado com a educação continuada e muito receptivo”.

É o foco na educação continuada que fez o GEJC buscar alguns dos melhores especialistas para falar sobre o Presente e o Futuro da Cirurgia do Joelho, o tema do evento deste ano. Freddie Fu defendeu a reconstrução do LCA em dupla banda, um novo conceito que ele tenta difundir por acreditar que essa forma de reconstrução é muito próxima à anatomia do joelho.

Outro convidado de destaque do curso foi o bioengenheiro Albert Bustein, que deu um panorama histórico desde a primeira até a quarta geração de próteses, todas criadas por ele. A quarta geração, que já é usada no Brasil, tem baixo estresse de contato e proporciona alto grau de flexão do joelho.

O sucesso do curso é resultado mais uma vez de uma programação científica abrangente, da vinda de palestrantes de alto nível, tanto do Brasil quanto do exterior, e da tradição do GEJC de promover um encontro com conteúdo que interessa tanto aos especialistas quanto aos recém-formados.

15º Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas é um sucesso

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso