Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

10º Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas

O Grupo de Estudo do Joelho de Campinas só tem motivos para comemorar. A 10ª edição do Curso de Cirurgia do Joelho, realizada em Campinas nos dias 27 e 28 de abril de 2007, bateu o recorde de participantes, reunindo 450 profissionais, entre ortopedistas, fisioterapeutas e estudantes de medicina. E não foi só isso: também estiveram presentes cinco palestrantes internacionais, número superior às outras edições. A feira de expositores, que reúne patrocinadores e apoiadores, teve 18 estandes e foi muito visitada pelo público presente. Esses números consolidam o encontro como um dos mais importantes do Brasil na área de cirurgia do joelho.

Os participantes vieram de todo o Brasil e também de alguns países da América Latina. O curso teve início na manhã de sexta-feira com a abertura oficial feita pelo ortopedista Wilson Mello, presidente do Grupo do Joelho de Campinas. Mello contou um pouco da história do grupo, falou da criação do curso e da importância da educação continuada na medicina.

Durante todo o dia as palestras abordaram a anatomia, os novos e melhores tipos de tratamento de lesões no joelho e os resultados. Além dos especialistas do exterior, o curso trouxe palestrantes de renome nacional, ligados às principais universidades brasileiras. Alguns temas foram colocados como novos desafios na área de ortopedia, como as lesões em mulheres. Os problemas com esportistas e crianças também foram debatidos.

No sábado, as discussões também enfocaram o paciente idoso. A ortopedia tem se preocupado bastante com esta faixa etária. Segundo o ortopedista Rogério Fuchs, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e um dos palestrantes, a explicação para a incidência de lesões em idosos é que atualmente eles praticam mais exercícios, mas não procuram orientação profissional. “Hoje a expectativa de vida é maior, por isso estamos mais predispostos a acidentes”, afirma, ressaltando que o idoso precisa se exercitar para prevenir lesões no futuro.

O 10º Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas teve o patrocínio máster de Implamed e Imact/Linvatec e patrocínio de Merck Sharp & Dome e PCE, além de outros importantes patrocinadores.

 

15º Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas é um sucesso

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso