Logomarca Grupo de Estudo do Joelho de Campinas

Cursos de Reabilitação de Joelho e Ombro: sucesso em Campinas

O 2º Curso Internacional de Reabilitação do Joelho e o 1º Curso Internacional de Reabilitação do Ombro de Campinas, realizados nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro de 2007 no Tênis Clube, comprovaram a importância desse tipo de encontro para a atualização profissional. O evento contou com 558 inscritos, que acompanharam palestras e mesas-redondas envolvendo 50 palestrantes, sendo 48 brasileiros e duas convidadas norte-americanas. 

No dia 31 de outubro, o foco das discussões foi a reabilitação do ombro, com a presença, entre outros, dos especialistas Eduardo Carrera e Adriano Marchetto. A professora e fisioterapeuta Lori Michener, dos Estados Unidos, fez três palestras durante esse dia abordando sua experiência na reabilitação de pacientes com problemas de ombro, atletas e não-atletas.

Nos dias 1 e 2 de novembro, o tema principal foi a reabilitação do joelho e as discussões tiveram a contribuição de todos os integrantes do Grupo de Estudos do Joelho de Campinas, além de convidados de outros serviços e universidades, como os professores Moisés Cohen 
(Unifesp) e José Luiz Zabeu, da PUCC. Pela manhã, o cirurgião José Francisco Nunes fez a palestra "Reconstrução do LCA - Problemas técnicos que afetam a reabilitação". 

No painel Mesas-redondas modernas: Cirurgia do joelho, o assunto foram as Lesões ligamentares e quem coordenou foi o médico Paulo Paes, do GEJC. Compondo a mesa estavam Wilson Mello, Paulo César Ferreira Penteado e José Olavo Moretzhson de Castro, do GEJC, Márcio C. Pedro, do HMCP-PUCC, e Moisés Cohen, da EPM - Unifesp, que discutiram os casos apresentados e falaram como tratariam cada um deles.

Já o Painel Lesões complexas e osteoartrose, coordenado pelo cirurgião Wander Brito, reuniu os ortopedistas Arthur Telini, Rodrigo Nunes e Guilherme Amaral, do GEJC, e José Luiz Zabeu e Márcio Régis, ambos do HMCP-PUCC. Eles discutiram casos envolvendo politraumatizados vítimas de acidentes motociclísticos. Nesse tipo de debate, cada um dos componentes da mesa avaliava o caso através de imagens e falava sua conduta de tratamento. A professora americana Lynn Snyder-Mackler também abordou o tema, falando de sua experiência em reabilitação de pacientes com lesões no joelho. 

Organizado pelo Grupo de Estudos do Joelho de Campinas, os Cursos de Reabilitação em Ombro e Joelho foram um grande sucesso. "Tivemos um evento de alto nível, com palestrantes capacitados, apresentações bem elaboradas e de um conteúdo muito rico", declarou o presidente do Grupo do Joelho de Campinas, Wilson Mello, que destacou também o grande público.

Responsável pela coordenação dos temas de reabilitação, o fisioterapeuta Rodrigo Vasconcelos falou sobre o sucesso do evento. "Tivemos que encerrar as inscrições antes do início do evento, porque já estava lotado e tenho certeza que todos que aqui estiveram saíram mais experientes com uma nova bagagem de conhecimentos".

15º Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas é um sucesso

Leia Mais Veja outras edições

Assista ao Making off do Curso